sexta-feira, 9 de agosto de 2013

É polímero e você não sabia.

Polímero não é só plástico, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Existem muitos materiais que você encontra no seu dia-a-dia e que você nem imagina que possa ser um polímero, principalmente os de origem natural, que tem uma grande variedade de aspecto, aplicação, modo de obtenção, etc.

Aqui tem uma lista de polímeros comuns (todos de origem natural) que podem passar despercebidos desta classificação:

Cabelos



Sim! Os cabelos são feitos de queratina, ou seja, são proteínas. Proteínas são macromoléculas constituídas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas entre o grupo amino-ácido de um com o grupo carboxila de outro. Então temos uma macromolécula com unidades de repetição (os aminoácidos), ou seja, polímero!
A estrutura química da queratina está representada na imagem abaixo:


Papel



Que papel é feito de celulose todo mundo sabe, correto? Mas lembrar que celulose é polímero já não é tão comum, até porque o papel não tem o aspecto esperado de um material polimérico. A celulose é uma fibra vegetal presente nas paredes das plantas, ela age como uma espécie de agente de reforço. Por ser uma fibra curta é preciso colocar um agente que "cole" essas fibras se se quiser obter o papel, caso contrário elas não passariam de um amontoado de pó.

A estrutura da celulose é linear, constituída de polissacarídeos cuja unidade de repetição é a glicose:


DNA


A piadinha "está no meu DNA." nunca fez tanto sentido para os estudiosos de polímeros, uma vez que o DNA por si só é polímero. Uma macromolécula, constituída de unidades repetitivas (adenina, tinina, guanina e citosina; os nucleotídeos). Até que é bem óbvio, não?

Amido


Sim, amido! Polímeros também fazem parte da dieta nossa de cada dia. O amido, assim como a celulose, é um polissacarídeo. Sua estrutura química é semelhante à da celulose, o monômero também é a glicose. O amido é constituído de dois componentes, a amilose [ligações α(1-4)] e a amilopectina [α(1-6), responsável pela presença de ramificações]:



Aqui foram apenas alguns exemplos, é claro que tem muito mais coisa interessante, mas isso é assunto pra outro post.


Fale com a Vitrine: e-mail


Um comentário: